terça-feira, 4 de outubro de 2011

dos livros

Para mim ler nunca foi uma obrigação. Desde pequena que devoro livros. Lembro-me de esperar ansiosamente pela semanada para ir comprar o volume seguinte dos Cinco. Li ainda uns livros juvenis da Alice Vieira e da Sophia de Melo Breyner, como A Menina do Mar e a Fada Oriana, que seguramente irei ler à minha filha. Depois passei por uma fase de policiais, li quase todos os livros da Agatha Christie (os do Poirot, os da Miss Marple nem tanto). A seguir atirei-me aos clássicos, "Uma Família Inglesa", "A Morgadinha dos Canaviais" e "Amor de Perdição" entre outros. Foi nesta altura que descobri o meu escritor preferido, com a leitura de "Os Maias".
A partir daqui nunca mais parei.
Curioso que no início tinha uma relação muito diferente com os livros, da que tenho agora. Tratava-os como se fossem relíquias, pouco manuseados, pareciam novos. Hoje em dia rabisco, sublinho e dobro páginas.
Detestava deixar livros a meio, mesmo que não estivesse a gostar. Hoje não hesito em pôr um livro de lado, se não me interessa.
Antes pensava ser um sacrilégio dar um livro, por muito mau que fosse. Hoje, não tenho problema nenhum em desfazer-me de um livro.
Antes tinha de comprar um livro, hoje é raro o livro que compro. Requisito-os quase todos na biblioteca. Assim posso "experimentar" muitos mais livros, e apesar de os livros não serem fisicamente meus, a história é de certeza.

4 comentários:

EIMV disse...

Também adoro ler. Agora que ando de transportes públicos aproveito imenso.
Quando era mais nova fiz-me sócia de diversas bibliotecas da minha zona para poder requisitar livros, especialmente no Verão.
Agora, também já passei pela fase do comprar e estou a passar para a fase dos empréstimos, tanto a amigas como na biblioteca. É que o preço dos livros está pela hora da morte! ;)

triss disse...

Olha eu só tenho pena de não andar de transportes para o trabalho por causa disso. Tenho muito menos tempo para ler. Mas tem de ser, porque tenho de ir levar e buscar a miúda todos os dias. Safa-se a hora de almoço e antes de me deitar, se não estou completamente KO.

Sim, agora é quase proibitivo comprar livros. Imagina que lês 2 ou 3 por mês. É cá um rombo no orçamento... Pior é se comprarmos um livro que não gostamos e não lemos, que desperdício.

Aflito disse...

Sinto exactamente o mesmo, mas com as mulheres.

triss disse...

malandreco voçê.