quarta-feira, 11 de abril de 2012

são "só" livros!

Ontem dei uma arrumação aos meus livros. Tirei-os todos da estante, limpei-os um a um e voltei a arrumá-los por nacionalidades/países, que é como eu gosto. Estavam todos desorganizados, porque foram os meus sogros que os arrumaram, quando voltámos a casa depois das obras, e a minha miúda tinha acabado de nascer (por isso eu não estava nem aí).
De um lado arrumei os portugueses (e nunca pensei que tivesse tantos) com os restantes autores lusófonos (africanos e brasileiros), os latinos (Espanha e América Latina), os livros em lígua original, e depois os outros todos. Ainda organizei um cantinho zen/espiritual e outro com banda desenhada. Encontrei a minha "Menina do Mar" da Sophia, que alguém me ofereceu no início dos anos 80, e que achava estar irremediavelmente perdida. Já está no quarto da minha filha.
Ainda choro os 3 caixotes cheios de livros que o meu jovem entregou na biblioteca ao engano. Nessa altura estavamos em mudanças e ele em vez de levar os caixotes de livros para dar, levou os outros. Eu, acabadinha de sair da maternidade, só dei pela coisa quase 2 meses depois, e o que não tem remédio, remediado está. Mas ainda me custa caraças, quando me lembro "ah aquele livro, vou buscá-lo para ver aquela passagem...oh, já não o tenho". Maldita sensação de amputação, valha-me deus, até quando vou chorar os livros perdidos??

9 comentários:

t disse...

não chores mais! eu faço isso com regularidade, entregar livros na biblioteca, tenho cá para mim que os livros quanto mais forem lidos melhor. e partilha-los é uma maneira de serem lidos e relidos. é bom :)
***

anf disse...

o que não tem remédio remediado está,

fácil de escrever mas dificil de por em pratica,

beijinhos

Naná disse...

Eu quando penso nessa possibilidade, de ficar sem os meus livros, também tenho essa sensação, de que vou ficar despida...
Mesmo que não lhes pegue durante muito tempo, gosto de saber que estão ali! E estimadinhos!

EIMV disse...

Também precisava de fazer uma coisa dessas. Especialmente porque tenho parte dos meus livros em casa dos meus pais ainda. Sei onde estão todos, nem quero imaginar se me acontecesse uma dessas...

gralha disse...

Também ficaria desamparada se me levassem os meus livros. Por falar nisso, já estás no Goodreads?

(arrumo os livros por tradição/zona literária: portugueses, anglófonos, hispânicos, lusófonos, alemães, franceses)

triss disse...

Pois é meninas, custa um bocadinho, mas consola-me um bocadinho saber que vão ser lidos por mais pessoas :-/

Gralha, estou no Goodreads, mas ainda não percebo bem como funciona, e ainda não tenho nenhum amigo, snif. Ainda estou a acrescentar livros e a ver como aquilo funciona. Tb lá estás?

gralha disse...

Estou como gralha, procura-me.

Cata disse...

Faz uma lista para a familia e amigos dos livros mais desejados para te oferecerem nos anos e no natal.

triss disse...

Cata, estou no Goodreads, e tenho lá uma lista de livros que quero ler:-)