terça-feira, 8 de novembro de 2011

sugo della mamma*

Esta é a minha receita de Sugo di Pomodoro adaptada da receita da minha sogra (ela sim uma verdadeira mamma italiana) e da receita do meu jovem. Normalmente faço um panelão e congelo em doses mais pequenas. Esta receita também pode ser feita com tomates verdadeiros, mas dá uma grande trabalheira.

Ingredientes:
2 cebolas pequenas
4 dentes de alho
1 garrafa grande de concentrado de tomate
2 garrafas pequenas de concentrado de tomate e cebola (da Compal)
Queijo parmigianno ralado
Folhas de Manjericão ao gosto do freguês
1 c.sopa de açúcar
Sal, azeite, orégãos q.b.

Fazer um refogado com as cebolas e os alhos, até as primeiras ficarem transparentes. Adicionar as garrafas de concentrado de tomate e a colher de açúcar. Deixar em lume brando cerca de 30 minutos. De vez em quando mexer com uma colher. Adicionar o sal, as folhas de manjericão, oregãos e o queijo. Deixar mais 30 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.
A esta receita base podem adicionar tudo e mais alguma coisa, azeitonas pretas às rodelas, ervas aromáticas, courgettes às rodelas, pesto (do bom), etc.
Não se esqueçam de pôr a tampa, se não querem ficar com a cozinha pintalgada.

*sendo que a "mamma" sou eu.

2 comentários:

gnoveva disse...

bem Triss, ainda me lembro de conhecer o teu blog e andares pelos aviões.. É giro isto de acompanhar fases de pessoas através das suas palavras! :)

triss disse...

Olha a Gnoveva:-)
Pois é... já aconteceu tanta coisa entretanto! beijinho