quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Polenta com cogumelos no forno

Uma das coisas que o meu jovem sente mais falta é da comida da mamma. Ora, há muitíssimas coisas que eu não posso fazer porque envolvem cozinhar carne. Não que me faça impressão, longe disso, mas não faz sentido estar a cozinhar um prato que só ele vai comer.
Assim, tive a ideia de fazer qualquer coisa com polenta, uma farinha de milho típicamente italiana, e adaptar a um prato para nós os dois. Normalmente a polenta acompanha a carne, mas encontrei esta receita e adaptei-a um bocadinho ao meu gosto. Claro que a polenta, feita à séria está no lume 40 minutos no mínimo, sempre a ser mexida... pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita.

Ingredientes:
2 chávenas de polenta
2,5 chávenas de água
1 chávena de milho
cogumelos
5 tomates maduros
1 cebola
2 dentes de alho
Queijo parmesão
Azeite, sal, pimenta, manjericão e óregãos a gosto

Colocar azeite numa frigideira e refogar a cebola e os dentes de alho. Adicionar os cogumelos, previamente lavados e cortados, e os tomates. Temperar com sal, pimenta e orégãos. Cozinhar até os cogumelos ficarem tenros, retirar do lume e adicionar o manjericão fresco.
Numa panela colocar a água a ferver e ir adicionando a polenta mexendo sempre. Adicionar o milho e temperar com sal. Quando a polenta ficar consistente retirar do lume.
Numa travessa cobrir a base com polenta e depois colocar a mistura dos cogumelos e tomates, finalizando com a polenta. Cobrir generosamente com queijo parmesão e levar ao forno até ficar dourado (20-30 min).

Nota:
Pode ser adicionado qualquer tipo de queijo que derreta bem, para ir ao forno, excepto a mozzarela. Este prato pode ser servido como entrada, acompanhamento, ou mesmo prato principal.

2 comentários:

EIMV disse...

Tens muita sorte com o teu jovem!
Se eu apresentasse esse tipo de comida ao meu jovem, mandava-me dar uma voltinha... Mesmo quando eu junto demasiados legumes na comida é um problema. E eu que gosto dos meus pratos bem coloridos: cogumelos, milho, cenoura and so on... Se tiver alguma destas coisas em excesso já não está grande coisa para ele. :(

triss disse...

O meu jovem já está habituado, porque quando me conheceu já eu não comia carne há muitos anos, sendo que a base da minha alimentação, para além do peixe, são os legumes:-)