quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bolo de Agrião

Como fiz algumas alterações à receita original da Marianne (não que não fosse deliciosa, que é, mas cortei no açúcar e fiz outras coisas à minha maneira), e a pedido da S., aqui vai a receita do Bolo de Agrião que fiz num destes domingos.

Ingredientes
Para o bolo:
1 molho/saco de agriões pré-lavados
4 ovos
200 g de açúcar
75 g de farinha
2 c. de sopa de óleo
1 c. chá de fermento

Para a cobertura:
2 ovos
80 g de açúcar amarelo
120 g de manteiga vegetal (à temperatura ambiente)
120 g de chocolate (convém ter uma percentagem de cacau elevada)

Barrar uma forma de bolo com manteiga vegetal e polvilhar com pão ralado e reservar. Derreter a manteiga e deixar arrefecer à temperatura ambiente. Bater as claras em castelo e reservar.
Colocar as gemas numa taça e bater até ficarem cremosas. Juntar o molho de agriões e triturar com a varinha mágica. Juntar o açúcar, a farinha e o fermento e bater até obter um creme homogéneo. Adicionar as claras em castelo, envolvendo-as cuidadosamente.
Levar ao forno durante cerca de 30 minutos. Depois de pronto, deixar arrefecer antes de desenformar e de colocar a cobertura.
Cobertura:
Numa panelinha derreter a manteiga, em lume brando, adicionar os ovos e o açúcar, mexendo sempre com uma colher. Quando a mistura estiver líquida (e o açúcar dissolvido) juntar o chocolate, mexendo sempre. Colocar a cobertura no bolo já frio.

Sem comentários: