sexta-feira, 2 de março de 2012

ó mães,

quanto tempo demora a introduzir os sólidos? Estou a falar dos sólidos a sério, o segundo prato a seguir à sopa, como o peixinho com batatinhas, a fruta sem ser triturada, etc. (e não as papas e sopas, que isso foi piece of cake).
Não tarda nada tenho de vestir um macacão à hora do jantar, e pôr plástico no chão, daqueles que se usa quando se vai pintar a casa. Pintar a jacto, entenda-se.

12 comentários:

EIMV disse...

Olá!
Eu introduzi aos 12 meses o segundo prato e as sopas sem carne ou peixe. Foi pacifico. Ela gosta tanto do segundo prato que o quer comer sempre antes da sopa.
Quanto à fruta, ela começou a rejeitar as papas, gosta é de comer aos bocadinhos. A banana é à dentada como os papás! :)
Acho que já podes experimentar. Que te disse o pediatra?

t disse...

oi eu não sou mama mas tenho uma amiga farmaceutica que se dedica a ajudar as mamas com duvidas. deixo o contacto facebook da página que ela criou:

https://www.facebook.com/pages/Mam%C3%A3s-%C3%A0-Conversa/258976147457872

a página chama-se mamas à conversa :)
***

triss disse...

EIMV, a minha pediatra não diz nada que é raro vê-la. A miúda vai mais às enfermeiras. E foi o pai o ultimo a levá-la à consulta e esqueceu-se de fazer umas perguntas... Mas segundo percebi já posso introduzir o segundo prato (ela tem 13 meses). Com a avó ela come bem a maioria das vezes. Comigo.... ando com preguiça e continuo a misturar na sopa. Depois dou-lhe fruta para a mão e ela vai mordendo e cuspindo. Há-de aprender...

t. obrigada pela dica, vou lá espreitar!

Full-time Mom disse...

Ao início é melhor continuar a dar a sopa com carne ou peixe, mas no fim da sopa põe-lhe um pratinho com a comida que vocês estiverem a comer aos pedacinhos e deixa-o ir experimentando mesmo com as mãos, para aprender a mastigar e familiarizar-se com o processo. Com a fruta a mesma coisa. Costumam gostar de apanhar ervilhas com a mão e comer, e pedacinhos de cenoura cozida e massinhas (cotovelinhos p. ex.), os meus pelo menos gostavam. Passado um tempo comecei a dar-lhes um garfito para a mão e eles começaram a fazer como nos viam fazer: picar e pôr na boca. :) Quando vi que já comiam uma quantidade jeitosinha de carne ou peixe no segundo prato, deixei de pôr na sopa. Demora um tempito, um mês ou dois, mas a coisa dá-se. Ah, para não se sujarem muito eu usava e uso um bibe da escolinha. :) O chão, olha, não tinha outro remédio senão varrer e lavar no fim de cada refeição! Boa sorte! :)

Lia Ferreira disse...

Só para não pensares que não respondia por outro motivo qualquer: eu já não faço a mínima ideia!! :|

Nem disso nem de uma data de outras coisas... puf! Sumiço! Pois, talvez isso de um ano e tal.... não sei!
Beijinho!

triss disse...

Full time mom, boa dica, obrigada:-) Se calhar deixo-a brincar com massinhas, ervilhas etc, porque já reparei que ela irrita-se porque quer tocar com as mãos na comida, e normalmente não deixo. Ela tem um bibe do ikea, mas mesmo assim o cabelo, e cara não escapam.
E o chão é como dizes, é lavá-lo todos os dias...

Lia, já imaginava que não te lembrasses porque a tua mais pequenina já tem quase 3 não? Eu se me perguntarem cenas dos primeiros meses se calhar já não me lembro... :-)

gralha disse...

Os meus começaram o segundo prato aos 12 meses e gostaram logo mais disso do que das sopas compostas. Acho que depende dos gostos deles, sim, mas o ideal é mesmo ir apresentando pratos diferentes, coloridos, e deixá-los fazer a porcaria toda que quiserem (oh yeah, a fase da porcaria maior é agora, até aos 2 anos!)

Andreia disse...

A introdução completa dos sólidos foi engraçada cá por casa. Ainda andávamos cheios de complicações com o que dar ao nosso filho, e ele já ia comendo de tudo na creche (arroz com bife, massa com frango, batatas e peixe,leite com nestum, pão com manteiga...), até água bebia pela garrafa... E nós a acharmos que ele só comia a sopa (de legumes, peixe ou carne) e a fruta. Pais desnaturados!!!
Hoje com 16 meses, e sempre de bata de plástico vestida, adora comer à mão e beber pelo copinho dele. Ao jantar também já come sopa+prato principal+fruta. De contrário fica com fome.
No final, esfrega as mãos pelo cabelo, para dar um ar especial;) O chão... bem, talvez compre uma galinha...

Cláudia disse...

São 6 meses. A introdução dos sólidos inicia aos 6 meses e aos 12 o bebé já deve estar a fazer a mesma alimentação que a restante família. É claro que pelo meio introduzem-se todos os alimentos, aumenta-se progressivamente a textura e introduzem-se as refeições compostas (sopa, prato principal e fruta). No entanto, há sempre quem goste de fazer as coisas com mais calma... desde de que não exagerada, não há mal nenhum se se demorar um pouco mais. Ajudei?

Mamãs à Conversa/ Cláudia disse...

São 6 meses. A introdução dos sólidos inicia aos 6 meses e aos 12 o bebé já deve estar a fazer a mesma alimentação que a restante família. É claro que pelo meio introduzem-se todos os alimentos, aumenta-se progressivamente a textura e introduzem-se as refeições compostas (sopa, prato principal e fruta). No entanto, há sempre quem goste de fazer as coisas com mais calma... desde de que não exagerada, não há mal nenhum se se demorar um pouco mais. Ajudei? Costumo compilar dúvidas como esta na minha página do facebook "Mamãs à conversa"

triss disse...

Gralha, dura assim tanto a fase da porcaria? My god!! Este fds já lhe dei o segundo prato (empadão de atum=cuspiu, massinha com tomate=cuspiu, pizza=adorou).
Pus carne/peixe na sopa na mesma. E de resto foi comida por todo o lado!!

Andreia, comigo a coisa não está a correr tão bem, mas com a avó durante a semana corre bem melhor:-P

Cláudia, ajudaste sim, mas sabes como é às vezes desespero por ela me cuspir tudo o que não é passado. Mas como em tudo, é uma questão de paciência... :-)

Andreia disse...

Isso do cuspir também me aconteceu, mas depois passa e até acham graça brincar com as massinhas ou os legumes ;)