sábado, 31 de dezembro de 2011
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
o segredo dos seus olhos
Gostei muito. É um filme de mistério e romance passado numa Argentina ditatorial, em 1974 e no presente. Adorei as personagens, que são tudo menos lineares, e a história. De um amor reprimido e de um amor que ..... não posso dizer. Digo apenas que o final é um murro no estômago.
Bem bom ver um filminho a meio da semana.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
mini férias
Quinta e sexta a empresa fecha. Férias compulsivas, que até vão saber bem. Vou ser tremendamente egoísta e vou pôr a miúda na minha mãe, apesar de poder ficar com ela.
Prevê-se assim que consiga:
- trocar algumas prendas de natal,
- dormir uma sesta ou ir ao cinema à tarde (estou francamente indecisa)
- ir para uma esplanada com uma vista catita e ler um jornal/revista.
- sentar-me num banco de jardim a ler um livro.
ano novo
No ano passado por esta altura estava gravidíssima. E o ano novo passou-me um bocado ao lado. Para não dizer completamente ao lado. Adormeci eram 23h e passei o ano a dormir. Este ano vou estar acordada de certeza, mas duvido que faça festarola, porque a miúda é pequena e ainda não dá para fazer grandes rambóias.
Resoluções... já não as faço há anos. Ou antes, faço-as todos os dias. Ser melhor e mais feliz é um work in progress que faço, ou procuro fazer, todos os dias. Assim não faz sentido ter grandes expectativas em relação ao ano que aí vem. O primeiro minuto do ano não é muito diferente do último minuto do ano. Não quero dizer com isto que não goste da celebração, gosto e muito, mas é só uma noite de festa. e nada mais.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
meat free monday, tuesday, wednesday, thursday, friday, saturday and sunday.
O movimento Meat Free Monday apela a um menor consumo de carne, de forma a reduzir as emissões de Co2, e o consequente impacto ambiental. Para isso, basta não comer carne à segunda feira. Poupamos dinheiro, ajudamos a nossa saúde e diminuimos a nossa pegada ecológica.
Esta prendinha da mana veio mesmo a calhar, mais um livro de culinária:-)
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
a entrar no espírito
Hoje temos almocinho de natal na empresa, com direito a troca de prendas e tudo. A ver se não me calha um mono qualquer, a ver vamos. Entretanto ali debaixo da árvore estão os cabazes de natal que o boss comprou para nós, trés sympa. Não sei se teremos a tarde livre ou não, estou mais inclinada para o não, o que é uma pena porque me dava um jeitaço ir ao supermercado.
O fim de semana vai ser em cheio, já se sabe, a família toda, muito calorzinho, comidinha boa e boa companhia, que é o que se quer. A miúda ainda não liga a nada, é muito pequena, mas suspeito que ao ver as prendas, vai agarrar em várias e toca de comer o papel de embrulho. Desde que coma só as dela tudo bem, senão os priminhos não vão achar graça. Acho que vou tirar umas 587952 fotos :-)
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
não é fácil ser mãe
Já me tinham dito milhares de vezes e eu respondia "ãh-ãh". Afinal, não era possível que fosse assim tão difícil caramba, pensava eu. Pois, mas é. Tem dias, como tudo na vida, e há uns que pesam mais que outros. Quando eles estão doentes, ou quando nós estamos muito cansadas mas não podemos parar. E gerir uma relação que antes era exclusivamente a dois, e agora é na maior parte do tempo a três.
Hoje deu-me para isto. Estou cansada, tenho sono, tenho saudades dos meus amigos que raramente vejo, de sair com o meu namorado, de descansar, sei lá... tenho saudades da minha vida de antes. Não me interpretem mal, não queria voltar atrás, nem pensar, mas não posso deixar de sentir uma certa nostalgia. Principalmente nos dias em que me sinto assim, uma trampa.
E depois são raras as mães que partilham conosco a verdade do que sentem, escondem-se por detrás do políticamente correcto, do socialmente aceite, e todas sofremos em silêncio com medo que nos achem más mães.
Pelo contrário, não somos más mães, somos mães humanas.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
há dias assim
Chego a casa e o cão implora-me para ir fazer um xixi. Meto a miúda no parque, e lá o levo às árvores em frente a casa, a porta está aberta, a miúda vê-me, não há crise. Volto e encho a máquina de roupa, e ponho a lavar. Tiro a roupa da máquina de secar e ponho em cima da cama, para dobrar mais tarde.
Toca de tirar a louça da máquina e meter depois os pratos sujos. Dia de fazer sopa. Lá vou eu cortar não sei quantas cebolas que me fazem chorar sempre. Espera aí, não há cebolas. Pego na miúda e vou à mercearia, onde o Sr. António me diz que a miúda "está crescida, já está um homem." (???) Volto para casa, deixo a miúda à solta e barrico o cão com o parque. Entretanto a miúda a roçar-me nas pernas, parece uma gata. Tenho de ter sempre um olho no burro, outro no cigano. Ela gosta de ir para a despensa mexer nas latas de conserva, pacotinhos de bechamel, pacotes de batata frita. Ou então ir tirar as minhas pulseiras todas e espalhá-las pela casa. Brinco um bocadinho com ela, e depois banho. A seguir dou-lhe o jantar. Fica na cadeirinha a brincar enquanto eu arrumo a cozinha das sopas e do jantar que fiz. 20h45 hora de preparar o ó-ó. Pego nela ao colo e ouvimos uma musiquinha calma, e mostro-lhe as luzes que se vêm lá de fora. Às 21h está a dormir.
Finalmente me posso sentar.
(depois de jantar, estender a roupa que já está lavada e dobrar a que está em cima da cama obviamente)
food in a bottle
Fico pasma quando vejo mães que dão comida em boião aos seus filhos.
Também eu tenho lá em casa fruta em boião e só uso quando não tenho fruta nenhuma em casa, o que acontece 1 ou 2 vezes por mês no máximo. Até percebo que seja mais cómodo para as mães, mas comida em boião todos os dias?
Somos todos diferentes, e isto de ser pai ou mãe, cada um tem a sua sentença, mas há coisas que para mim são básicas, como é o caso de uma alimentação saudável e variada, principalmente no caso de um bébé em desenvolvimento e formação.
menus semanais
Começo finalmente a sentir necessidade de planear as refeições semanalmente. Tem-me acontecido muitas vezes (quase sempre) chegar a casa estoirada, tratar da miúda e quando dou por mim, são 21h e não tenho nada pronto, muito menos semi-preparado. E não me tenho alimentado bem, como uma sopa, uma salada caprese, um cachorro, enfim...
Ontem foi uma desgraça, porque nem sopa tinha. Agora faltam-me é ideias de menus, mesmo simples. Tenho de pesquisar sites e atirar-me aos meus livros de receitas.
Ideias, anyone?
(no meat please)
vade retro
Mango, por favor, pára de me enviar emails com descontos de 40%. A sério.
(devo dizer em abono da minha pessoa, que finalmente aos 37 anos estou a ficar responsável. Numa ida à Mango da Av. Liberdade, que catita que aquilo está, não comprei absolutamente nada, até porque não tinha dinheiro mas isso é um pormenor. Parei em frente às malas, estive quase a comprar uma, quando fui acometida por um rasgo de lucidez "mas para que raio preciso eu de (mais) uma mala preta?". Ainda por cima sou mãe caraças, já não tenho 15 anos.)
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
há coisas que não percebo
Morre o Steve Jobs, fica tudo a chorar pelas pedras da calçada, não se falava (escrevia) de outra coisa, um ai jesus por todo o lado, elogios fúnebres, poemas, eu sei lá. Aposto que a biografia do senhor está em primeiro lugar.
Morre a Cesária e nem um pio.
um 2012 vai-se andando
Deseja-nos o nosso presidente um 2012 "tão bom quanto possível." Cá por mim este discurso miserabilista de coitadinhos pode ir para as urtigas. Ó homem deseja-nos um excelente 2012 caramba!
sugar high
Ontem, como de costume fui com a miúda tomar uma bica de manhã. E como sempre, o Edson (empregado da pastelaria) dá-lhe um pacotinho de açúcar para ela brincar. Ela agarra-se ao pacotinho, fecha o punho com força e fica assim que tempos. Voltei para casa dei-lhe a merendinha da manhã, e esqueci-me do dito pacotinho. Deitei-a para a sesta e nunca mais me lembrei do açúcar.
Quando a fui buscar, estava super contente a lamber os lábios, e completamente coberta de açúcar. Cabelo, mãos, orelhas, cara, vestido, tudo. E já disse que ela estava muito contente?
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
saúde
Muito se fala do estado da saúde em Portugal. Mal. E assim só para ser diferente, eu vou falar bem. Vou dizer que no meu centro de saúde a disponibilidade das enfermeiras é total. Chateio-as muitas vezes com dúvidas de mãe de 1ª viagem. Telefono muitas vezes. Vou muitas vezes com a miúda lá, sem consulta marcada, nem passo pela recepção, e sou sempre atendida. Já nos despedimos com "beijinhos até logo".
Hoje a minha miúda foi lá com a tia, esteve com as enfermeiras e com a médica. Viram os ouvidos para se certificarem que a maldita otite se pirou de vez, e viram uma alergia que não requer cuidados de maior, só hidratação da pele.
E é isto.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
the girl with the dragon tattoo
Opá eu cá sou uma vendida a hollywood. Acenam-me com uns actores catitas, um bom realizador, um trailer do caraças e pimba, já lá estou.
Confesso que estou com vontade de ver a adaptação ao cinema do primeiro volume da trilogia do Stieg Larsson. Se terei estômago para o ver são outros quinhentos.
Adorei os três livros, e nunca mais encontrei nenhum livro assim deste estilo, um autêntico page turner, impossível de pousar.
Sei que existe a versão sueca, mas eu sou um bocado alérgica a essas línguas, parece que se estão sempre a engasgar e a cuspir perdigotos, e não consigo prestar atenção ao filme.
E também sempre gostei de um bom blockbuster hollywoodesco, não há nada a fazer.
E depois.... temos o Daniel Craig. Desde o James Bond que o homem me dá arrepios, e não são de frio. O que é que se há-de fazer. E esta pequena que se transformou completamente?
Ide ver o trailer no utube que o blogger não me deixa pô-lo aqui. Ide.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
abandalhar
Desde que fui mãe que abandalhei um bocado na minha imagem. Primeiro foram as camisas/t-shirts/camisolas que não tinham botões e não ajudavam em nada a amamentação. Só vestia roupa confortável porque andava cansada e dormia pouco. Saltos nem vê-los. Cabelo sempre apanhado, que a miúda gosta de os puxar. Enfim, daqui à bandalheira total é um tirinho.
Faltou pouco para sair de casa de fato de treino. Nada contra, se eu fosse uma professora de aeróbica.
(É mentira, nem tenho fato de treino. Mas tenho leggings que vai dar quase no mesmo)
Assim, uma das minhas resoluções de ano novo é resgatar a minha feminilidade, que se perdeu no meio das fraldas, papas, banhos e tal.
E começo já este sábado com uma ida ao cabeleireiro. E depois vou-me proibir de sair de casa sem um brinquinho, uma maquiagem subtil (blush e anti olheiras pelo menos), uma roupita catita. Tem de ser.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
sabes fazer um ovo estrelado? escreve um livro de cozinha.
Agora até a Clara de Sousa deu em cozinheira.
o pai natal às vezes assusta
Não percebo porque há pais que insistem em tirar uma fotografia dos seus filhos ao colo do Pai Natal, quando eles não querem.
Presenciei esta cena ontem, no Allegro. A mãe ria e encolhia os ombros, como quem diz "este meu filho é tolinho", e o miúdo chorava visivelmente assustado com aquele senhor gordo de barbas brancas, que até pode ser o Pai Natal, mas é um completo estranho.
E um par de estalos naquela mãe?
sonho
Hoje sonhei que uma galdéria qualquer me entrava em casa aos gritos, à procura de uma amiga, e a minha miúda estava a dormir. Agarrei na dita cuja pela trança e dei-lhe uma sova de todo o tamanho para a calar.
Acho que isto diz tudo acerca das minhas noites não é?
Tem noites em que ela acorda algumas vezes, e quando lá vou, embalo-a ou ponho a chucha e adormece em 5 segundos. Outras noites só acorda uma vez. E ontem bebeu dois biberons de 250 ml cada, mas mesmo assim acordou algumas vezes... dentes ou o caneco... sei lá.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
fashion and freezing
Sou só eu que na noite de natal e passagem de ano tem frio? É que as propostas fashion para estas duas noites são vestidos curtos, saias, mangas à cava ou manga curta. Se o tom de pele roxo e a hipotermia estiverem in, eu faço um sucesso.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
marcar presença
Eu hoje até nem ia postar mais nada, pensando em estar aqui sossegada a (tentar) trabalhar. Mas eis senão quando meus olhos se deparam com esta notícia.
Todos os ex-concorrentes de Big Brothers e afins fazem "presenças" em discotecas. Mas em Igrejas??
Noutro dia assisti a alguns minutos de um especial Casa dos Segredos, onde uma espectadora perguntou a esta concorrente, freira wannabe, que raio foi fazer ela para a tal Casa se quer ser freira. Resposta da piquena "Pra já foi uma amiga que me inscreveu, ok, não fui eu, e depois achei que fosse uma experiência gira". Tá bem.
Até o pai da Fanny já faz "presenças". É caso para dizer amén.
lá se vai a eva
O reinado da Eva durou pouco. Embora tenha sido uma boa ajuda, uma vez que nunca mais fiz a cama de lavado ou lavei a casa de banho, fiquei sempre com a sensação de que quando eu limpo a casa, as coisas ficam melhor. Ora, assim sendo estou-lhe a pagar para quê? Tendo em conta a crise e mais não sei quê, lá dispensámos a Eva e e voltámos às limpezas...
(ainda por cima cheira-me a redução de horário para o ano, em Janeiro, o que significa muito menos dinheiro)
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
opá,
que chatice o new look do google. Sou muito aversa a mudanças. Já quando o facebook mudou, também foi um 31...
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
a (falta de) paciência
Hoje é um dia assim.
Já enviei um email à Vertbaudet, Acessorize e Lanidor para pararem de me enviarem sms.
Não vou comprar nada. Obrigada.
irritações de estimação
Aqui no trabalho o rádio está sempre ligado. E normalmente na Antena 3 ou na rádio Comercial. Fosse eu que mandasse, o dito cujo estaria desligado. Ou então punha na Marginal, Nostalgia, Oxigénio, enfim, tudo dependendo do mood do dia. Como não sou eu que mando, há umas músicas/intérpretes que, de serem ouvidos até à exaustão, me dão cabo dos nervos, a saber: sérgio godinho, susana félix, paradise dos coldplay, stay up all night dos buraka som sistema e clã. ca nervos.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
prendinhas
Este ano decidimos dar prendas só às crianças. E devo dizer que é um alívio tremendo porque somos quase 25 na noite de natal. Não só se gasta um dinheirão, mas estamos até às tantas para abrir tudo. Assim, este ano só compro 4 prendas.
E o Natal não fica mais pobre, pelo contrário, fica como tem de ser. É uma festa para os miúdos. Não deixamos de estar juntos, de apreciar a companhia uns dos outros, de nos divertirmos. Aliás, sem a distracção das prendas, temos mais tempo para conversarmos.
Quanto a lembranças tenho pena mas não há para ninguém. Este mês fiquei um bocado na penúria. Por ter estado doente (eu e a miúda) recebi menos 100 euros, num já magro ordenado. Considerando que este mês começo a pagar um tratamento ao dentista em suaves prestações de 120 euros durante 6 meses...
Toma lá uma beijoca e um abracinho e merry christmas!
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
just for fun
Acabei de responder a um anúncio de trabalho como sempre quis. Com total transparência e sinceridade.
Como parto do princípio que não me vão responder, porque não ser sincera e deixar-me de merdices? E respondi que sim senhora correspondo ao perfil que pedem, até visto a camisola (palavras deles), mas o que não tenho é disponibilidade de horários. Trabalho das 9h às 18h, e trabalho bem. Sou pontual e produtiva.
O resto do tempo é para estar com a minha filha.
Ponto.
Final.
cá em casa somos eco
O meu jovem andou a investigar na net como se faz detergente ecológico, e lá descobriu uma receita. Cozinhou a mistela (que leva vinagre, sal grosso, limão, e não sei se algo mais) e deixou a cozinha com um pivete que não se podia.
Facto: o dito detergente lava melhor que o fairy, é biodegradável, biológico e bem baratucho.
considerações capilares
Ando com vontade de ter o cabelo assim, mas tenho medo de sair assado. Como não sou a gisele, e porque me parece que o cabelo assim deve exigir alguma manuntenção, sendo por isso caro, parece-me que nada feito. Além disso põe-se uma questão pertinente. Estarei eu preparada para virar loura?
Mas então o que faço? Escadeio? Faço franja para o lado outra vez? Aclaro metade do cabelo tipo Isabel Figueira?
Não sei mesmo o que fazer, mas estou fartinha de andar de rabo de cavalo que tenho frio no pescoço. Isto não parece mas é um drama.
Subscrever:
Mensagens (Atom)