sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sr. Júlio

Vivo em Belém  desde 2005 mais ou menos. Ainda voltei para casa da minha mãe durante uns meses, altura em que achei que o meu curso de comunicação não servia para nada (até agora nada me faz crer o contrário), e inscrevi-me no Ispa. O dinheiro não dava para tudo. Ou vivia sozinha, ou tirava outro curso. Descobri pouco depois que mais do que ajudar os outros, queria ajudar-me a mim. Saí do Ispa e comecei uma psicoterapia. Alguns anos mais tarde vivi 6 meses ao pé da praia da Aguda, próximo de Sintra, mas mais coisa menos coisa, vivo em Belém há muito tempo.
E conheço o Sr. Júlio, empregado do café onde vou todos os dias, desde 2005. Sempre falámos de tudo, de  livros, do tempo, das coisas da vida, da minha gravidez que ele "acompanhou", da minha bébé, dos vizinhos, de política, de tudo . E falávamos sobretudo de viagens, das que eu fiz enquanto assistente de bordo, e das que ele fazia todos os anos em Janeiro. Dizia-me ele que gostava de ter sido comissário de bordo. Fazia-me muitas perguntas dos países onde estive, e das diferentes culturas que conheci, sempre muito curioso. E tanto que ele queria ir a Veneza ,"Deve ser tão bonita e romântica, não é menina?", "É linda Sr. Júlio, vai adorar."
Lembro-me com especial ternura de uma vez que ele me pediu se o meu namorado, que é fotógrafo, lhe podia organizar um cd com as fotografias todas do pastor alemão que ele tinha. Claro, sem problema, disse eu. "É que ele morreu na semana passada, e só tinha 6 meses". E os olhos encheram-se de lágrimas. Afastou-se sem conseguir dizer mais nada.
E agora que escrevo isto, luto para conter as lágrimas porque já não via o Sr. Júlio há 3 semanas, e andava a estranhar porque sei que só tem férias em Janeiro, e hoje ao perguntar por ele disseram-me que não está bem, tem leucemia.
O Sr. Júlio tem 55 anos. E eu quero muito acreditar que ele ainda vai conhecer Veneza.

3 comentários:

EIMV disse...

A vida prega cada partida!...

Analog Girl disse...

Bolas Triss, isto é devastador. Este post partiu-me o coração. Ele que vá a Veneza, que não desista. A vida é demasiado curta.

triss disse...

Fiquei mesmo triste, é que não merecia.Sabem aquelas pessoas que só de olhar para elas se sente a energia positiva e o amor que lá têm dentro? É o Sr. Júlio.
:-/