quinta-feira, 1 de novembro de 2012

bimby

Já faz tempo que veio cá a senhora fazer a demonstração, mas ainda não tinha escrito sobre o assunto. Não querendo repetir o post da EIMV também gostei muito da demonstração, a máquina é bestial dá para fazer imensas coisas, mas... faz de facto um xinfrim desgraçado, é caríssima, se a comprasse não saberia onde a meter, e desculpem lá mas bacalhau com natas com batata frita-palha de pacote é batota. Escusado será de dizer que o meu bacalhau com natas pôe o da bimby a um canto.
Se tivesse muito dinheiro comprava-a com certeza. Mas para mim não faz sentido comprar um robot de cozinha de 1000 aérios para não tirar todo o proveito do seu potencial. Eu explico. Para gastar esse desparrame de dinheiro eu tinha de fazer render a máquina, tinha de fazer muitos iogurtes, molhos, pão, bolos, manteigas, patés, sumos, etc.
Mas eu chego a casa todos os dias às 20h. Não tenho mesmo tempo nenhum. E honestamente gastar 1000 euros numa máquina para depois só a pôr a fazer sopas (como acontece a muito boa gente), não me parece bom investimento. É uma panela de pressão demasiado cara.
Assim sendo, decidimos que vamos comprar um robot de cozinha bom, mas mesmo bom, e que nos fica bem mais em conta. Assim posso fazer os meus bolos, sumos e não sei que mais, sem me sentir na obrigação de estar sempre a bimbar.
Mas se alguém me quiser oferecer uma, aí a conversa é outra, evidentemente.

11 comentários:

Full-time Mom disse...

Já estou como tu, se a bimby cozinhar melhor que eu: compro! Já comi coisas feitas na bimby em casa de outras pessoas, inclusivamente numa demonstração em casa de uma amiga, e não comi nada que eu não fizesse melhor. Bjs

Melissa disse...

E uma panela de pressão! Há quem não viva sem a bimba, eu não vivo sem a minha panela de pressão.

gralha disse...

E comprar uma em segunda mão? Há muitas coisas que eu cozinho melhor que a Bimby (os bacalhaus, certamente) mas é mesmo verdade que a uso em pelo menos metade das refeições, mais as sopas e o bolo semanal. O problema é mesmo só o preço.

Melissa, para que serve uma panela de pressão? :P

Melissa disse...

Gralha, tens de vir almoçar cá a casa para veres :)
Faço tudo nesta vida na panela de pressão.

EIMV disse...

Como a demonstração da dita não me convenceu, houve uma amiga que me emprestou a dela por uma semana.
Conclusão: Não vale os 966€!!!!!!
O livro de receitas parece ter sido feito por alguém que nunca cozinhou na vida. As quantidades estão desajustadas e os tempos, em alguns casos, também. Portanto, a comida nem sempre sai assim tão bem. Estraga-se muito até acertar (ou então devo ser burra!)
As vantagens que lhe vi foram nas sopas, que, não sendo melhor que as minhas, há mais autonomia e dá para cozinhar os vegetais a vapor ao mesmo tempo. E no facto de se sujar menos loiça.
Se, eventualmente, comprar será usada no OLX.

Ana C. disse...

O único defeito da Bimby é o preço. De resto é perfeita.
Não põe ninguém, que não goste de cozinhar, a cozinhar, mas é uma mão direita para quem já cozinhe.
Fazeres bacalhau com natas com batata palha, é apenas decisão tua e não da pobre bimby :)

Ana C. disse...

De qualquer forma, alinho nas aulas de panela de pressão. Não há carne estufada e desfiada que ame mais, do que aquela que a minha avó faz na panela de pressão.

Anónimo disse...

Pois eu utilizo a minha Bimby todos os dias assim como os livros de receitas da Vorwerk e tudo o que faço sai muito bom. Desde que adquiri a minha Bimby tenho poupado muito. E nunca compraria uma em segunda mão, pois isso seria o mesmo que lavar os dentes com uma escova de um desconhecido

Catarina disse...

Eu uso a bimby para imensas coisas e acho que só assim se consegue poupar. Fazer molho branco e massas, por exemplo, em vez de comprar feito.
Não temos de seguir as receitas dos livros, aprendes como funciona e adaptas as receitas "antigas" todas.
O barulho que faz em rotações mais altas é, de facto, um ponto contra.
Eu paguei 500 euros pela minha e, ao contrário do que diz a/o anónima/o, acho mesmo uma boa opção comprar em 2a mão. O copo é aço inoxidável (muito fácil de lavar e desinfectar, portanto), comparar isso a uma escova de dentes é descabido.

Anónimo disse...

Eu tenho bimby há quase 5 anos e neste momento já me é dificil imaginar-me a cozinhar sem ela. Evidentemente que o preço é um abuso. Se há que fazer opções, é um bem superfluo, claro, mas é muitissimo util e teve para mim numa altura em que tinha crianças ainda bem, pequeninas, uma enorme vantagem: permite deixar o jantar a fazer (todo ao mesmo tempo - sopa, peixe e legumes) sem ter que estar presente. Na meia hora em que aquilo se cozinhava eu dava banho aos miudos sem stresses com a "panela ao lume". Essa para mim foi a grande mais valia! Hoje já não é tanto isso...mas a verdade é que já não me imagino sem a maquineta.

VL disse...

Olá Triss:)
A Bimby é realmente um robot de cozinha, mas um robot de cozinha muito diferente. Se pensar bem, é um robot de cozinha que substitui uma série de electrodomésticos e acessórios de cozinha, incluindo o fogão, os tachos e as panelas.
Para quem, como é o seu caso, chega tarde a casa, a Bimby tem uma enorme vantagem. Consegue fazer uma refeição completa - sopa, arroz, prato principal com acompanhamento de legumes a vapor e sobremesa - em 30 minutos. É o tempo de tomar um banho, vestir uma roupa confortável e pôr a mesa. Quanto ao que precisa de utilizar para rentabilizar o investimento, pense...fazer iogurtes demora 4 minutos e substitui-lhe uma parcela importante da sua conta de supermercado; fazer uma massa de pizza demora 1 minuto e poupa-lhe muito dinheiro se comparar com o mandar vir pizza da rua; depois, água, esquentador, gás do fogão, detergente, tudo diminui!
Se a Bimby vale a pena? Vale! Comprar em 2ª mão? Não! A Bimby tem aliado a si, um vasto leque de serviços que serão perdidos se optar por a comprar em 2ª mão - um agente disponível 7 dias por semana, 24:00 por dia; curso de cozinha gratuito, garantia de 2 anos, Bimby em seu nome, acesso a todos os livros, ....
Repense o que pensou...veja uma outra demonstração e deixe que a Bimby entre na sua vida e vai ver que tudo muda!!!!!