quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

é fartar vilanagem!

Li hoje uma notícia que me pôs deveras bem disposta. A partir do próximo ano vou ficar mais pobre. Até aí nenhuma novidade, vamos ficar todos, uns mais outros menos. No entanto, como me insiro na categoria do trabalho precário mais conhecido por "trabalhador a recibos verdes" ou "nao tarda nada tenho de pagar ao meu patrao para trabalhar", fiquei revoltada. Entao nao é que agora com o aumento da taxa contributiva para a segurança social, vou ficar a ganhar quase menos 200€ que em 2010? O que vou pagar mensalmente sao exactamente 354€. Repito: 354€!!!! Ora se eu tivesse escolha optava por um seguro de saude privado, e mesmo que pagasse 100€ por mês ficava mais bem servida.
E como é que esperam que as pessoas façam face a crise e comprem coisas para estimular a economia e merdas do género? E suponho que estao à espera que a malta vá toda votar muito contente, nao? Pela primeira vez na minha vida apetece-me nao ir votar de propósito, um bocadinho a fazer lembrar o Ensaio sobre a Lucidez do Saramago (mas só a primeira parte do livro ok?).
Isto significa que lá para meio do ano lá volto eu à saga de enviar cv's, â procura de um emprego melhor, isto se, depois da licença ainda tiver emprego. E nao quer uma pessoa enervar-se.

3 comentários:

Rachelet disse...

É inacreditável, realmente. Ainda por cima, se esse desconto desse direito a licença de maternidade, baixa de doença ou subsídio de desemprego... só serve mesmo para uma hipotética reforma, que pelo andar da carruagem, é cada vez mais uma miragem.

Mas o pior que podes fazer é não votar. Isso apenas transmite a mensagem de que não te importas. O ideal é ir votar em branco, esse sim, um manifesto de descontentamento. Se houvesse uma grande fatia da população a votar em branco, talvez abrissem os olhos.

Philipa disse...

Tudo a votar em branco!

triss disse...

Rachelet, dá direito a subsídio de licença de maternidade sim (de tudo o que referiste é a única coisa a que tens direito).
Basta teres um mínimo de 6 descontos para a S.Social para poderes ter esse subsídio. É uma lei recente de 2009. Nem tudo o que o governo fez foi mau:-)
E se fosse a Manela ou o Paulinho, esta lei nem tinha visto a luz do dia.

Philipa nao digas isso! Que no livro há consequências gravíssimas:-) Mas sim, sou contra a abstençao, que é ridículo, tem que se votar sempre, nem que seja em branco!